EMERGÊNCIA : Prognóstico e tratamento da avulsão dentária: relato de caso


Injúrias na região dentoalveolar ocorrem frequentemente e por inúmeras causas, entre elas, quedas, acidentes automobilísticos, agressões físicas, acidentes esportivos e outras.

O maior pico em ocorrências de traumatismo dentoalveolares se apresenta um pouco antes da idade escolar, geralmente quando as crianças começam a caminhar.

A avulsão é um tipo de traumatismo dentoalveolar, que atinge um ou alguns dentes, os quais, por um período de tempo, foram desalojados do alvéolo.

Veja também: Celulite facial de origem odontogênica

Apresentação de 5 casos. Esse tipo de trauma acomete, principalmente, crianças de 7 a 9 anos de idade. Eles ocorrem de 0,5 a 16% na dentição permanente e com menor frequência, na dentição decídua, de 7 a 13%.


Quando um dente é avulsionado, a medida imediata a ser tomada é enxaguar o dente com a saliva do paciente, solução salina, ou água tratada e tentar reimplantá-lo até chegar ao dentista.

LER O ARTIGO COMPLETO AQUI

Fuente: Edmilson Zacarias da Silva Júnior; Thyago Morais Vicente da Silva; Gabriel Batista Esteves; Huan Soel Feitosa Rolim; Ana Cláudia Amorim Gomes Dourado