O lipoma é uma neoplasia mesenquimal que representa 5% dos tumores benignos da cavidade oral.
O lipoma é um tumor de dimensões variáveis, pouco comum na cavidade bucal, sendo sua maior incidência no tórax, no abdômen, nos ombros e nas costas3. Os principais sítios acometidos na cavidade bucal são língua, assoalho bucal, vestíbulo, palato e mucosa jugal onde são encontradas, geralmente, as lesões com maiores dimensões. Os indivíduos acima da quarta década de vida são os mais acometidos e essa patologia tem distribuição similar entre os sexos.
A etiologia desse tumor é incerta, mas acredita-se que alterações endócrinas, infecções, traumatismos, alcoolismo e também causas hereditárias possam atuar como fatores predisponentes nos lipomas da cavidade oral.
Devido ao seu crescimento lento e assintomático, o lipoma pode passar despercebido por meses ou anos, antes do diagnóstico que é dado através de uma avaliação clinica e confirmação através de um exame microscópico da lesão.
Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial
Lucas Alexandre de Morais Santos; Jimmy Charles Melo Barbalho; Davi Felipe Neves Costa; Caio César Gonçalves Silva; Vinícius Balan Santos Pereira; Belmiro do Egito Cavalcanti Vasconcelos
Disqus comments